Diário de Bordo - Carol

25/06/2006 – Ilha Siriba – Ponto Fixo na Ilha de Santa Bárbara

Ao acordar, tomamos café e fomos na Ilha Siriba. Essa ilha se encontra no arquipélago de Abrolhos e é onde a maioria dos atobás e das grazinas colocam seus ovos e cuidam de seus filhotes. Lá um guia nos mostrou os ninhos e várias piscinas naturais. A ilha é muito bonita apesar do tanto de fezes de atobá. Logo após fomos mergulhar e vimos: trinta cirurgiões azuis, uns cirurgiões de vários tipos e uma linda tartaruga com várias cracas e algas. Depois fomos com o Flávio no Ponto Fixo onde tinha vários atobás e bodes além da vista maravilhosa. Voltamos ao barco onde acabei o livro “Os Natos” e comecei o livro “Nina e o Mistério da Oitava Nota”.

26/06/2006 – Ilha de Santa Bárbara

Quando acordei tomamos café e fizemos o diário. Soubemos que a previsão estava péssima para ir amanhã. Fomos mergulhar na Ilha de Santa Bárbara. A água estava ma-ra-vi-lho-sa e totalmente a-zu-la-da em regiões muito fundas. Nós vimos: vários peixinhos coloridos, vários frades, uns cinco budiões azuis, vários corais diferentes (entre eles o coral-cérebro e coral-fogo). Conferimos a previsão e, ao voltar, li “Do Rio à Polinésia”.

27/06/2006 – Ilha de Santa Bárbara

Logo que acordei tomei café e fomos à ilha. Fomos ver o jogo Brasil versus Gana. O placar foi 3 a 0 para o Brasil sendo que o Ronaldo fez um gol virando assim, o melhor artilheiro de todas as copas. Logo após fomos mergulhar e vimos: uma manduréia (que toquei), uma arraia imensa, umas vinte barracudas (que medo!), tartarugas (toquei em duas), um baiacu imenso e outros peixes. Ao voltar acabamos o “Do Rio à Polinésia”. Tentamos ir à Porto Seguro, mas não deu e dormi.

28/06/2006 – Barco

Ao acordar, tomei café e vi o horário. Tinha acordado a uma da tarde e o tempo estava feio. Almoçamos um delicioso e saboroso miojo com ovos fritos e ficamos o dia inteiro lendo “O Velho e o Mar”. Anoiteceu e jantamos uma sopinha quentinha. Lemos um pouco mais do “Velho e o Mar” e eu li um pouco de “Nina e o Mistério da Oitava Nota”.

29/06/2006 – Barco

Logo que acordei, comi algumas panquecas e cai na água maravilhosa de Abrolhos. Comecei a ler “Nina e o Mistério da Oitava Nota” até que o pai avistou uma baleia. Chegamos bem perto dela (uns dez metros) e vimos o topo de sua cabeça cheio de cracas. Ancoramos e um barco de pesca nos deu peixes e nós jantamos um deles. Acabei “Nina e o Mistério da Oitava Nota” e “O Velho e o Mar”.

30/06/2006 – Travessia Abrolhos-Cumuruxatiba – Cumuruxatiba

Quando acordei estava em pleno oceano. Meu pai tinha saído com o barco e ficou a manhã inteira sozinho, velejando. Ficamos em pleno oceano até que o pai dormiu e fiquei só. Logo o Jonas veio e me ajudou a vigiar até que o pai viu baleia. Depois de algumas horas chegamos em Cumuruxatiba onde estudei, jantei e comecei o livro “Aldabra”.

01/07/2006 – Cumuruxatiba

Acordamos bem cedo para aproveitar o dia. Descemos em terra e conhecemos o Cigano, que nos convidou para assistir o jogo do Brasil e França às 16:00 hs. Passamos numa padaria onde comemos umas coisinhas. Fomos passeando pela praia e achamos alguns pescadores. Perguntamos se eles pegaram algo e, infelizmente, ele disse que uma tartaruga tinha caído e morrido em sua rede. Subimos uma falésia. Lá na praia tem falésias lindas e gigantes. Demos uma passada no restaurante Catamarã e fomos à cidade. Comemos e fomos ver o jogo. O Brasil perdeu. Quando estávamos indo ao barco, uma linha enroscou no hélice e fomos remando. Ao chegar, começamos livro “Velhos Marinheiros” e dormi.

02/07/2006 – Cumuruxatiba

Logo que acordei comemos deliciosas bisnagas com queijo feitas pelo pai e fiz o diário. Fomos à praia onde encontramos o Cigano, a Janaína e a Marina (as filhas) e a Taís (a mãe). Eu e o Jonas fomos passear com elas. Depois de um tempo paramos para fazer um castelo de areia. Fizemos um grande poço e fomos almoçar no Catamarã. Após um ma-ra-vi-lho-so almoço, fomos a uma praia onde tem um rio. Lá também tem um tipo de pedra que vira tinta! É só esfregá-la com o dedo! Depois tomamos um geladinho na cidade e voltamos ao barco. Li mais “Aldabra” e dormi.

03/07/2006 – Cumuruxatiba – Porto Seguro (Travessia) – Porto Seguro – Hotel Marina Quinta do Porto

Quando acordei o céu ainda estava um pouco rosado. Levantamos âncora e fomos rumo à Porto Seguro. Cai no sono. Logo acordei e fui substituir o pai. Fiquei um tempo no turno até que vi uma explosão ao longe...! – Baleia!!!, gritei. O pai acordou e viu também. Logo o Jonas veio me ajudar. Depois de um tempo o Jonas foi dormir e eu e o pai vimos golfinhos. Chegamos em Porto Seguro e atracamos num píer com a ajuda da Capitania dos Portos. A maré estava baixa e só à noite poderíamos ir para o hotel-marina. Passeamos um pouco e comemos acarajé. Voltamos e, à noite o cabo de amarração soltou, mas um cara chamado Tati nos ajudou. Fomos à Quinta do Porto e vimos o Dadi, a Denise e a Kika! Foi super legal! Depois estudei e dormi.

04/07/2006 – Hotel Marina Quinta do Porto – Porto Seguro – Coroa Vermelha - Cabrália

Acordamos e tomamos café. Estávamos super animados e fomos conhecer o hotel-marina. Tem até piscina e pula-pula. Fomos passear com o Tati. Primeiro fomos ao Centro Histórico de Porto Seguro onde vimos um museu sobre o descobrimento do Brasil muito bacana. Lá também vimos um marco deixado pelos portugueses e uns caras com fantasias ridículas, um farol da Marinha e uma linda vista. Depois fomos à Cabrália onde foi feita a primeira missa. Voltamos ao hotel onde tomamos banho. Tomamos sorvete e, ao voltar, dormi.

05/07/2006 – Arraial d’Ajuda – Hotel-Marina – Porto Seguro

Ao acordar fomos à Porto Seguro esperar o Tati. O Tati chegou em pouco tempo e nos levou para tomar café numa pousada. Lá tem uns pasteizinhos, hum! Depois fomos à Arraial d’Ajuda onde tem uma linda cidade e uma linda igreja. Também fomos à praia de Pitinga e na praia do Parracho, que são maravilhosas. Voltamos à marina onde tomamos banho e vimos o jogo Portugal e França. Portugal perdeu e o Felipão ficou “cricri”. A noite chegou e tomamos um delicioso caldo com o Tati num restaurante. Ao voltar lemos um pouco de “Velhos Marinheiros” e dormi.

06/07/2006 – Hotel-Marina – Trancoso – Eco Parque

Logo de manhã tomamos café e fizemos o diário. Tínhamos acordado às 7:30 hs. Pegamos uma “van” e fomos ao Eco Parque ver o Projeto Coral Vivo. Este projeto foi feito para estudar a reprodução dos corais, etc., além de proteger os recifes de Arraial que as pessoas pisam toda hora. O projeto é super legal e interessante. Depois fomos de van à Trancoso que é um lugar muito bonitinho. Tomei uma água de coco e almocei. Fomos à uma linda praia onde tem um rio que desemboca no mar. Entramos na água e, ao voltar, conversamos com o Carlos (antigo amigo do pai) e a Andréa (namorada dele). Fizemos o diário de hoje e lavei a louça.

07/07/2006 – Hotel-Marina – Porto Seguro

Quando acordei tomamos café e fizemos o diário. Fomos à Porto Seguro onde fizemos compras e o pai comprou outros óculos porque  perdeu os dele na travessia. Voltamos e fomos com o Carlos, a Andréa, a Denise e o Dadi almoçar. Almoçamos no Portinha, um restaurante muito bom que tem em Trancoso, Arraial d’Ajuda e Porto Seguro. Passeamos na cidade e vimos tantas barracas legais que não sabia em qual delas ficar para ver e perguntar sobre o produto. Voltamos à noite ao barco e lemos “Velhos Marinheiros”.

08/07/2006 – Hotel-Marina – Praia do Apaga-Fogo – Memorial dos 500 Anos – Arraial d’Ajuda – Porto Seguro

Ao acordar tomei café e fiz uma parte do diário. Queríamos aproveitar o dia e a maré rasa para ir à Praia do Apaga-Fogo onde, há muito tempo, minha mãe tinha passeado por lá. A água estava boa e, lá na praia, encontramos uns amigos que conhecemos no hotel. Eles são portugueses e um se chama Rui e a outra é a esposa dele. Fomos a pé até Arraial d’Ajuda. Almoçamos novamente no Portinha e passeamos. Depois fomos de ônibus ao Memorial 500 Anos que é muito interessante. Tem até uma réplica em tamanho natural da Nau Capitânia de Cabral! Voltamos a pé até Porto Seguro e de lá para o Hotel-Marina, onde acabei o diário e jantei.

09/07/2006 – Hotel-Marina

Acordamos e tomamos café. Estava quente o dia e o Dadi, a Denise, a Andréa, o Carlos e a Kika (que fora com um colete salva-vidas para cachorro) iam subir um rio chamado Caí com um bote e um jet-ski. Meu pai que acordou muito cedo foi dormir enquanto eu e o Jonas brincávamos na beira da piscina. O pai acordou às 3:00 hs e fomos ver o final Itália x França. Itália é campeã do mundo. Depois do jogo jantamos, mas levamos uns petiscos para uma “mini-reunião”. Fizemos umas mágicas e jogamos “Imagem e Ação” com mímicas ao invés de desenhos. Voltamos ao barco e lemos um pouco de “Velhos Marinheiros” e dormi.